terça-feira, 31 de julho de 2012

Post sobre queixas e queixinhas

Não sou pessoa de me queixar da vida, nunca fui. Posso até ser uma queixinhas no que toca a coisas pequeninas, de vez em quando, porque me doí as costas, porque tenho sono, porque estou cansada, porque me doí o estomâgo, porque as sandálias me magoam, porque quero uma bola de berlim e a senhora não aparece, enfim mariquices... agora no que toca as coisas "grandes" da vida, não sou queixinhas e isto não é necessáriamente bom, nem mau mas pode ser bom ou mau, depende.
Não me queixo porque acho que tenho mais coisas boas do que más na vida, apesar dos "acidentes de percurso" e isso é bom.
Não me queixo porque acredito que há e haverá sempre fases boas e fases menos boas (más mesmo), numa espécie de ciclo e que temos que aproveitar todos os momentos bons que temos ao longo do caminho com a consciência que a felicidade não está no destino mas sim no caminho e tanto tem curvas, como retas como buracos...
Não me queixo porque uma vez um amigo disse-me"só te podes queixar se estiveres a fazer algo para mudar a situação... caso contrário, não te queixes!", e nunca mais me saiu da cabeça e faz todo o sentido.
Até aqui tudo bem.
Não me queixo porque acredito que aquilo que terá que ser meu, me vai encontrar... e esta é a parte que pode ser positiva ou negativa porque também não podemos ficar sentados à espera que isso nos venha parar ao colo e pode haver um bocadinho essa tendência ou esse comodismo. Por isso, podemos até acreditar numa espécie de destino ou o que lhe queiram chamar, e que as coisas acontecem por uma razão e tal e tal mas, já agora, vamos dar uma ajudinha ao "destino" e mexer as palhinhas em vez de ficar "à espera". Confesso que, apesar de ter esta consciência, tenho momentos em que vou à luta e outros em que conto que as coisas me venham parar às mãos como que por magia.
Não me queixo muito porque às vezes procuro não pensar demasiado das coisas negativas e seguir em frente. Isto também pode ser dúbio. Se, por um lado procuro não me focar no lado negativo, é importante pensar nisso o tempo suficiente para daí retirar todas as "lições" e depois então continuar em frente.  
No fundo acho que isto não é bom nem mau e cada pessoa lida com as suas emoções e com as agruras da vida à sua maneira e da melhor forma possível. Uns queixam-se mais, outros queixam-se menos... e o que importa é que temos quem oiça todas as nossas queixinhas quando é preciso ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário